Sobre a Constituição da Subjetividade e os blogs…

 A autora Ieda Tuchermam, ao participar do Colóquio Foucault Hoje?, a partir da página 108,  trouxe algumas reflexões sobre a constituição da subjetividade. Faz uma retomada aos hypomnematas, a chamada escrita de si dos gregos, sendo cadernos pessoais em que eram escritas coisas “lidas, escritas ou faladas.” nesta construção, o sujeito ao relatar situações do seu cotidiano, podendo ser desde um fato relacionado a família ou trabalho até mesmo registros de gastos e economias se traduz em um olhar de si para si, ou seja, uma maneira de reconher-se a partir de suas práticas e vivências, construindo a sua subjetividade.

Outro caminho percorrido por esta autora e que vem ao encontro da pesquisa, se refere a afirmação de que Foucault tem a necessidade de nos integrar a não linearidade da história, a fim de afastarnos da idéia de “evolução e progresso”. Pressuponho o aparecimento do hipertexto; a conjugação de imagens, escrituras, pensamentos metamorfoseados pelos movimentos das formas de objetivação e subjetivação que agem no sujeito moderno.

A respeito do trecho “A correspondência tem um sentido complementar: escrever é mostrar-se, dar-se a ver, fazer aparecer o rosto próprio junto ao outro”. Pode-se perceber aqui o blog como um dispositivo de exposição da intimidade, ou seja, é a subjetivação agindo no processo de constituição do sujeito, inclusive a própria autora faz uma pergunta: “o blog é um encontro consigo mesmo?” Além de expor a sua intimidade, está predisposto a comentários que irão ressignificar seus escritos. Se retomarmos os hypomnematas, é coerente reconhecer este processo como um forte dispositivo de exposição  e meditação, sendo uma possibilidade alimentar a subjetivade.

2 respostas para Sobre a Constituição da Subjetividade e os blogs…

  1. É bom ver o blog saindo do limbo, deixando e motivando a pensar…
    abs

  2. rogério christofoletti disse:

    Pelo jeito, voltou ao limbo…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: